Ajuda
Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região
Sistema de Jurisprudência
- O Sistema de Jurisprudência permite consultar a base textual de ementas e inteiro teor das decisões de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.
- A busca textual poderá ser feita pelos campos de Pesquisa Livre, conforme o interesse da pesquisa. Demais filtros poderão ser utilizados, conforme a necessidade, como por exemplo o nome do Desembargador ou Juiz, Órgão Julgador, Data de Publicação, dentre outros.
- São duas as buscas principais pela base de ementários e inteiro teor: a (1) Consulta pelo Ementário Selecionado e (2) Consulta de Acórdãos na Íntegra.
Consulta Ementário Selecionado
Esta consulta é categorizada por temas e abrange um subconjunto do ementário previamente analisado e selecionado, de acordo com a relevância e atualidade dos temas, buscando facilitar a consulta aos diversos assuntos e temas relativos à Justiça do Trabalho da 3ª Região.
Consulta Acórdãos na Íntegra
Esta consulta abrange o inteiro teor de todas as decisões de 2ª Instância.
1. Caracteres Especiais: * (asterisco)
O caracter * pode ser usado como curinga, facilitando as buscas onde não se possui uma precisão completa dos termos procurados, por exemplo:
dan* mora* Trará eventualmente os termos: dano moral, danos morais.
OBS.: O asterisco com função de curinga não poderá ser utilizado no campo de pesquisa livre 'Com a Expressão', somente nos demais.
2. Caracteres Especiais: ? (interrogação)
O caracter ? pode ser usado de forma a permitir o preenchimento por um caracter qualquer, por exemplo:
200? Trará eventualmente os termos: 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009. Também pode ser utilizado no lugar de letras.
OBS.: A interrogação não poderá ser utilizada no campo de pesquisa livre 'Com a Expressão', somente nos demais.
3. Busca por mais de uma expressão: uso das aspas duplas
Nos campos 'Com todas as palavras', 'Com a expressão' e 'Não contenha as palavras' é possível buscar também por expressões, desde que estejam dentro de aspas duplas. Veja o exemplo:
Com todas as palavras indeniz* Todos os resultados incluirão uma variação de indeniz*, como ex.: indenização, indenizar, indenizações
Com qualquer uma das palavras "correção monetária" "atualização monetária" Além do termo indeniz*, os resultados ou terão a expressão "correção monetária" ou "atualização monetária", ou ambas.
OBS.: Quando dentro de aspas duplas os caracteres * (asterisco) e ? (interrogação) não funcionarão como curinga.
OBS 2.: A opção de aspas duplas não deve ser utilizada no campo 'Com a Expressão', pois será adicionada internamente pelo sistema.
Diretoria da Secretaria de Documentação, Legislação e Jurisprudência
Subsecretaria de Jurisprudência
juris@trt3.jus.br